Brazil- Report from Zombieland
Posted by seumasach on April 19, 2016
A radicalização política e a intolerância chegaram hoje a um ponto perigoso. Não há mais debate, apenas bate-boca e gritaria. Neste cenário dominado pelas paixões, tudo pode acontecer, mesmo um sério conflito social.( Political radicalism and intolerance have today reached a dangerous point. There is no more debate, just a shouting match. In this scenario dominated by emotion anything can happen, even a serious social conflict)
Jose Murilo de Carvalho talking to the BBC
The report below which a friend sent me from Brazil gives a strong sense of the extremely disturbed atmosphere prevailing in Brazil.
RELATÓRIO DA ZUMBILÂNDIA – O DAY AFTER IMPEACHMENT
(Um brasileiro exilado no seu próprio país)
Gui Mallon
English translation at bottom
Estou escrevendo escondido no meu refúgio, em uma terra cada vez mais tomada por zumbis. O vírus vidiótico se espalha velozmente através de uma mosca azul hipnótica que faz “plim-plim”. Chama-se TV Globo. A única maneira de escapar do seu alcance é vestir a alma de vermelho. Mas com cuidado para não transparecer, porque os zumbis andam em grupos e se reconhecerem qualquer nuance desta cor, mesmo em cabelos ruivos, são capazes de atacar, gritando: FORA IGUALDADE !
FORA LEGALIDADE ! FORA FRATERNIDADE !
Temo principalmente pela minha família…
Ontem encontrei um velho amigo da safra democrática, já mordido pelo vírus azul, mas não totalmente infectado. Ele ainda não consegue ser agressivo. Conversamos. Tentei traze-lo à razão: “Não se combate a corrupção corrompendo-se a Constituição com a ajuda de corruptos”. Seus olhos, por um momento, sorriram, concordando com a beleza do argumento… para logo paralisarem-se no vazio. Ele repetia em um mantra: “Temos que mudar, temos que mudar, temos que mudar”.
Aí então caiu em mim todo o significado deste momento histórico. Enxerguei claramente o mecanismo por trás das revoluções, guerras e golpes de estado: o desejo de mudança. “O povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe”, disse Gilberto Gil.
A mosca azul, a GLOBO, maior rede de mídia da América do Sul, inocula a ideia de que tudo está insuportável e que é preciso MUDAR. O cidadão picado pela mosca sente-se ameaçado e torna-se um zumbi político, agressivo e destrutivo, incapacitado de usar de lógica ou qualquer raciocínio dedutivo. Seu objetivo é diminuir o poder do Estado, substituir o Estado de Direito por um “Estado de Direita”.
Foi assim na Alemanha nazista, foi assim na A.Latina dos anos 70 e em muitas ocasiões na história. As crises favorecem as “revoluções” e o desejo de mudança, ainda que para pior.
A “involução” política brasileira não está sozinha no mundo. O que acontecerá em um EUA pós Trump? Na Bélgica, Suécia, ou na Europa como um todo, quando a crise verdadeira bater à porta, construída e manipulada por interesses geopolíticos mais poderosos que a democracia?
Clamará o povo por “mudanças” mais radicais? Reescreveremos nossas constituições, nossa história?
Qual narrativa irá triunfar: a da velha civilização democrática ou a da Realpolitik do Pragmatismo contemporâneo?
English version
Leave a Reply